Vagão tomba com 60 mil litros de gasolina em Rio Grande
2006-05-15
O descarrilamento de dois vagões de uma composição ferroviária, na manhã de sábado (14/05), em Rio Grande, mobilizou, durante o resto do dia, equipes do Corpo de Bombeiros, da América Latina Logística (ALL), empresa concessionária da linha férrea, e do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar.
Os dois últimos vagões descarrilaram na área do Superporto, em frente ao terminal Tergrasa, e um deles, carregado com 60 mil litros de gasolina, tombou, causando o vazamento de parte do produto. O segundo, carregado com 60 mil litros de óleo diesel, ficou apenas inclinado.
O acidente com o trem, que havia saído da Refinaria Ipiranga, aconteceu por volta das 9h45min. A estrutura do vagão tombado não sofreu fissuras. Segundo os Bombeiros e a ALL, no máximo 20 litros caíram no solo. Conforme explicou o coordenador regional da ALL, José Valdir Lara, assim que perceberam o vazamento, funcionários da empresa colocaram serragem no chão, para sugar o produto, e baldes para recolher a gasolina que escorria pela válvula de respiro. Também instalaram uma piscina plástica sob a válvula como bacia de contenção.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros e um caminhão-tanque com 7 mil litros de água foram mantidos no local, que foi isolado, até o final da operação. A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito na avenida Maximiano da Fonseca. O vazamento foi contido por volta das 12h30min.
De acordo com Lara, foi colocado um adaptador na válvula de respiro e por este, usando um caminhão da Ipiranga equipado com bomba, foi feito o transbordo da gasolina para outro vagão. O óleo diesel do vagão inclinado transferido para outro.
Às 22h, segundo Lara, já estavam passando trens pelo local. O sargento Artur Rodrigues Lemos, do 2º Pelotão Ambiental, acredita que a pequena quantidade de gasolina vazada não tenha causado danos ao meio ambiente.
(CP, 15/05/06)