Tempestade tropical Chanchu mata pelo menos 18 nas Filipinas
2006-05-13
A passagem da tempestade tropical Chanchu causou a morte de 18 pessoas na região central das Filipinas, 17 delas devido ao naufrágio de uma lancha que transportava passageiros entre as ilhas de Masbate e Luzon, informaram fontes oficiais.
A lancha MV Mae Ann 5 levava 25 pessoas quando afundou na sexta-feira (12/05), perto da costa de Masbate, cerca de 400 quilômetros a sudeste de Manila. O forte temporal foi a causa da tragédia, explicou o funcionário da Defesa Civil Orlando Arevalo.
As autoridades recuperaram os corpos de 17 pessoas, das quais nove ainda não foram identificadas. Segundo parentes, outros três passageiros estão desaparecidos. Cinco pessoas foram resgatadas com vida e levadas a um hospital com ferimentos leves.
A 18ª vítima mortal da tempestade caiu de um coqueiro nos arredores da localidade de Masbate, na ilha de mesmo nome. Fontes da guarda costeira afirmaram que uma embarcação da companhia Sulpicio Lines, com centenas de passageiros a bordo, encalhou nas praias da ilha de Romblon, 300 quilômetros ao sul da capital, durante a madrugada. Antes de encalhar, a tripulação do MV Filipina Princess resgatou das águas três pescadores.
A tempestade tropical Chanchu causou também a queda de árvores e postes no sul de Luzon, onde houve cortes de energia, disseram testemunhas.
Segundo a agência meteorológica filipina, a Pagasa, a tempestade provoca ventos de 110 km/h perto de seu núcleo, com seqüências de até 140 km/h.
O núcleo da tempestade, que por volta das 23h de sexta-feira (de Brasília) estava a cerca de 150 quilômetros da capital, segue rumo oeste-noroeste, em direção ao Mar da China Meridional, a uma velocidade de 15 km/h.
(EFE, 13/05/2006)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/05/13/ult1807u28090.jhtm