Indonésia evacua aldeias ao redor de vulcão
2006-05-13
Autoridades da Indonésia iniciaram a evacuação de milhares de pessoas que vivem ao redor do vulcão Merapi, na ilha de Java, por temerem que sua erupção esteja iminente. A região está em estado de alerta máximo, por causa da intensa atividade do vulcão nas útimas semanas.
O monte, de 3.000 metros de altura, está em estado constante de emissão de lava. Uma nuvem de gás liberada pelo vulcão na sua última erupção, em 1994, matou 60 pessoas.
Lava
A correspondente da BBC em Jacarta, Rachel Harvey, disse que as autoridades decidiram pela evacuação em massa depois de semanas de preparações e alertas. Mais de mil pessoas que vivem perto da cratera - entre eles idosos e mulheres com crianças - já foram levados para locais seguros.
Mas vários moradores estão relutantes em deixar suas propriedades. Depois da declaração do estado de alerta máximo eles ficaram sem opção, segundo o correspondente. Imagens da televisão mostraram cenas dramáticas da lava escorrendo pelas laterais da montanha durante a noite.
A lava começou a escorrer na quinta-feira. O vulcanologista Bambang Dwiyanto disse que os gases "são causados pelo fluxo constante de lava".
A Indonésia faz parte do chamado "Anel de Fogo" no extremo da Ásia, que têm pelo menos 129 vulcões ativos.
O monte Merapi , que é tido como sagrado por moradores locais, fica perto da cidade antiga de Jogjakarta. Uma de suas erupções mais violentas foi em 1930, quando 1.300 pessoas morreram.
(Folha, 13/05/2006)