Prefeitura suspende aulas de Educação Física por falta de água em Bagé
2006-05-15
Suspender as aulas de educação física para mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino e diminuir em duas horas o período de atividades diárias para 1,5 mil servidores públicos foram as novas medidas anunciadas pela Prefeitura de Bagé para reduzir o consumo de água. A outra poderá ser confirmada na terça-feira, numa reunião com os representantes dos clubes de futebol amador da cidade. A proposta é suspender os campeonatos municipais em todas as categorias, que mobilizam centenas de atletas nos finais de semana nos campos do Complexo Esportivo Presidente Médici.
A partir desta segunda-feira (15/05), as repartições públicas municipais vão funcionar em turno único, das 12h30min às 18h30min, informou o prefeito Luiz Fernando Mainardi. Ele disse ainda que a nova medida implicará redução de despesas para o município. Ficam fora desse horário especial as secretarias municipais de Educação e de Saúde e Meio Ambiente, tendo em vista que, por suas atribuições, não podem funcionar em único turno. Conforme o prefeito, durante a Copa do Mundo, quando os jogos da Seleção Brasileira ocorrerem à tarde, o expediente na prefeitura será das 8h às 14h.
A população de Bagé está sob racionamento de água desde 1º de dezembro. No início, o racionamento era de seis horas diárias, passando para oito horas em meados de março. Agora, após a desativação da Barragem da Sanga Rasa, a população só recebe água alternadamente, de acordo com a zona onde mora, durante seis horas diárias. Famílias que residem nos dez pontos críticos mapeados pelo Departamento de Águas e Esgotos de Bagé obtêm água por meio de caminhões-pipa.
(CP, 13/05/06)