Em Montenegro, garrafas PET viram enfeites natalinos
2006-05-12
Com o objetivo de reutilizar resíduos inorgânicos, mais especificamente embalagens PET, dando a elas um destino decorativo para o Natal, o projeto "Ecodecoração Natalina" foi iniciado.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAM), Secretaria de Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo (SMIC) de Montenegro. Representantes de escolas, associações comunitárias, professoras, artesãs e demais voluntárias participaram do primeiro encontro, que ocorreu na tarde de ontem, no Parque Centenário.
A coordenadora do projeto, Simone Schardong, conta que há três anos foram a Gramado assistir ao "Natal Luz" e, desde aquele dia, vinham amadurecendo a idéia de incluir material reciclável na decoração natalina de Montenegro. Ela explica que muito do produto que é jogado fora pode ser usado para fazer coisas lindas.
"Como este ano a Prefeitura deu total apoio, nós colocamos em prática. Esperamos que todos tenham sensibilidade e nos ajudem a enfeitar a cidade com o material que constantemente é jogado nas ruas e nos rios."
Simone salientou que os participantes terão de exercitar persistência e força de vontade ao longo do ano. "Iremos centralizar a decoração na praça Rui Barbosa, mas dependendo da produção, podemos espalhar os enfeites por outros pontos da cidade." Ela convida os interessados em ajudar para que participem do próximo encontro, que acontecerá no dia 25, às 13h30min, na sala de reunião da SMEC. Nas escolas e em alguns bairros, estarão acontecendo campanhas de arrecadação de garrafas. Quem quiser doar também pode ligar para 3632-3040, na SMIC.
A diretora de Turismo de Montenegro, Maria Cristina Kerhwald, afirmou que o município só irá ganhar com este projeto politicamente ecológico. "Todo ano é a mesma coisa. Sempre há aquela preocupação em arrecadar dinheiro para enfeitar a cidade. Estamos baixando o custo e envolvendo a comunidade." Ela explica que estão dando o pontapé inicial para que a decoração na cidade seja mais bela e cresça a cada ano.
Os encontros serão quinzenais e a meta é que os enfeites sejam entregues até o dia 2 de dezembro. Com o material confeccionado, será montado um pinheiro de seis metros na praça Rui Barbosa, arcos, guirlandas e esferas que serão distribuídas na Ramiro Barcelos.
(O Ibiá, 12/5/06)