Furg será gestora de uma das redes temáticas de pesquisa da Petrobras
2006-05-12
A Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg) participará, junto com outras instituições federais de ensino superior, de quatro das Redes Temáticas Brasileiras de Pesquisa Avançada - RTBPA da Petrobras. Em uma delas, na área de monitoramento ambiental marinho, será a principal gestora dos recursos alocados para o projeto. A informação foi dada pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, que retornou do Rio de Janeiro, onde assinou os convênios com a estatal, na sede da empresa.
A partir da assinatura dos convênios, conforme o professor Cousin, serão elaborados os planos de trabalho específicos, cujo montante para cada área deverá ser superior a R$ 2 milhões. Junto à Furg estão várias instituições de grande prestígio, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Baleia Jubarte, Fundação Pró-Tamar, entre outras.
A Furg participará das quatro Redes Temáticas a seguir, nas quais serão desenvolvidos projetos de pesquisa e desenvolvimento e recursos humanos e infra-estrutura, quando necessário, nas áreas Tecnologia para Mitigação de Mudanças Climáticas - área de seqüestro de carbono e redução de emissões, dentro do contexto de mitigação das mudanças climáticas e Monitoramento Ambiental Marinho - projetos na área de caracterização e monitoramento de ecossistemas costeiros e marinhos.
Ainda, Tecnologia de Construção Naval - área de construção naval e assuntos correlatos; Rede de Modelagem e Observação Oceanográfica - área de modelos computacionais e de coleta e análise de informações meteo-oceanográficas para atender a demandas da indústria de petróleo e gás.
(Diário Popular, 12/05/06)