HSBC abre inscrições para o uso de fontes limpas de energia
2006-05-12
Como parte de sua política de incentivar ações concretas nas três áreas de investimento social em que atua – Educação, Meio Ambiente e Comunidade –, o HSBC está selecionando projetos ambientais que receberão apoio financeiro do Instituto HSBC Solidariedade de recursos provenientes do Grupo HSBC no Brasil. Desta vez, serão selecionados trabalhos que utilizem fontes de energia limpas e renováveis, voltados para comunidades de baixa renda.
De acordo com o Instituto HSBC Solidariedade, essa seleção tem por objetivo incentivar a realização de projetos que possibilitem oferecer alternativas sustentáveis de energia e que possam servir de modelo para outras localidades com foco em comunidades desprivilegiadas. Um recente levantamento mostra que 40% da matriz energética brasileira provêm do consumo de petróleo, recurso não renovável.
É importante para o desenvolvimento sustentável encontrar fontes alternativas que atendam os princípios da sustentabilidade, que não sejam poluentes e, ao mesmo tempo, que sejam acessíveis e possibilitem a inclusão social. Como em seleção anterior para projetos de meio Ambiente no Cerrado, Amazônia e zonas de transição, sete trabalhos escolhidos receberão apoio de R$ 50 mil do Instituto HSBC Solidariedade. Poderão participar da seleção organismos não-governamentais, comunitários e governamentais, por meio de suas fundações e institutos, legalmente constituídos no país, sem fins lucrativos.
A inscrição deve ser feita pelo site http://www.porummundomaisfeliz.org.br/como e o envio do projeto até o dia 2 de julho. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para o dia 25 de setembro de 2006 no mesmo site.
(Envolverde, 11/05/06)