Município pernambucano terá aterro que vai diminuir impacto ambiental de lixões
2006-05-12
Cerca de 60 mil habitantes do município de Arcoverde, a 353 quilômetros da capital pernambucana, serão beneficiados a partir de hoje(12), com a inauguração de um aterro sanitário que vai diminuir o impacto ambiental dos lixões e garantir a proteção à saúde pública.
O empreendimento foi viabilizado com recursos da ordem de R$ 217 mil, do Programa Nacional do Meio Ambiente, (PNMA-II) do governo federal e contrapartida do estado e do município. O aterro, que ocupa área de 12 hectares, está localizado a cinco quilômetros da cidade.
Depois da inauguração da obra, que será feita pelo governador José Mendonça Filho, o prefeito de Arcoverde, José Cavalcanti Alves Júnior, recebe o plano de gestão integrada de resíduos sólidos.
O documento irá contribuir para nortear as ações do município, atendendo a critérios sanitários, ambientais e econômicos, que envolvem coleta, segregação, transporte e tratamento do lixo.
O projeto também inclui ações de educação ambiental. A idéia é incentivar a população local no sentido de fazer a coleta seletiva, para reaproveitamento do lixo.
O Programa Nacional de Meio Ambiente, desenvolvido pelo governo federal em parceria com o Banco Mundial, visa a estimular a adoção de práticas sustentáveis que melhorem a gestão ambiental no país, gerando benefícios sócio-econômicos.
(Radiobras, 11/05/06)