Homem é autuado duas vezes em um dia pelo mesmo crime ambiental
2006-05-11
Falta de estrutura de um lado, e até um pouco de azar do outro. Fatores que talvez expliquem uma cena inusitada ocorrida em Gravatal, Sul de Santa Catarina. Em menos de 24 horas, um caminhoneiro foi autuado duas vezes pelo mesmo crime ambiental. A madeira ilegal que ele transportava foi apreendida duas vezes, em dois locais diferentes. A primeira apreensão ocorreu pouco antes do meio-dia de terça-feira. Na SC-431, policiais rodoviárias flagraram o caminhão Mercedes Benz (LZN-2918, Gravatal) transportando 23 metros cúbicos de madeira nativa. Ceriano Nazário, 59 anos, conduzia o veículo. A Polícia Ambiental foi chamada, mas não compareceu porque a equipe atendia ocorrências semelhantes em municípios vizinhos.
Na delegacia, o condutor assinou termo circunstanciado. Com a ausência da Polícia Ambiental, que levaria a madeira para seu pátio, o próprio Nazário ficou responsável pela carga. "Ele era o fiel depositário. Quando a Ambiental chegasse, levaria as toras para sua base, em Laguna", explica um policial.
De madrugada, a PRE foi novamente avisada de um transporte ilegal, dessa vez por uma via marginal. Quando chegaram ao local, os policiais se depararam com Nazário, transportando a carga no mesmo caminhão. Sequer tentou explicar com os policiais. Dessa vez, os ambientais compareceram. Novamente, o infrator foi autuado e multado. Assustado, passou mal e terminou no hospital. Quando se apresentar à Justiça, pode até ser preso.
(A Notícia, 11/05/06)