Estação flot flux diminui coliformes fecais no Rio Cachoeira (SC)
2006-05-11
A redução em 98% dos coliformes fecais totais e outros elementos do esgoto doméstico é o principal resultado da primeira estação flot flux, instalada para combater a poluição no Rio Cachoeira, que corta o Centro de Joinville.
Os resultados foram apresentados ontem pela prefeitura. O município vai usá-los para tentar, na Justiça, autorização para construir mais duas estações.
O sistema previa outras cinco unidades. Mas desde que a primeira entrou em funcionamento, já foi paralisada pelo Ministério Público que contesta a eficácia e cobrava um destino adequado ao lodo retirado do rio após o o tratamento.
A primeira estação funciona das 10h às 15h, com autorização judicial que impede novas obras. Além de praticamente eliminar coliformes fecais, o sistema diminuiu em 31% a concentração de fósforo e em 46% a de nitrato, elementos que indicam despejo de esgoto doméstico.
Os efeitos do flot flux, no entanto, são eliminados menos de um quilômetro após o único ponto de limpeza do rio, admite o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Norival Silva.
A 800 metros da primeira estação, nova saída de esgoto volta a contaminar a água que corre em direção à Baía da Babitonga.
(Diário Catarinense, 10/05/06)