Praia de Itaguaré (SP) fica livre de uma tonelada de lixo
2006-05-11
A Praia de Itaguaré, em Bertioga, litoral paulista, se viu livre de uma tonelada de lixo. O fato se deu graças ao 1º Mutirão de Limpeza promovido no último dia 30 de abril pelo Instituto iBiosfera (www.ibiosfera.org.br), ONG brasileira surgida há oito meses no site de relacionamento Orkut, e que já reúne cerca de 600 voluntários em todo o Brasil.
Durante todo dia, das 9h às 17h, quase setenta participantes do movimento e freqüentadores do local percorreram 3 km de praia e recolheram, ao final, 150 sacos de 100 litros cada, com detritos como garrafas, sacos plásticos e latas de alumínio, dentre outros, que juntos levariam mais de um milhão de anos para serem decompostos e absorvidos pela natureza.
Placas incentivando a preservação e barracas instaladas ao longo da praia deram suporte à ação dos voluntários e ajudaram na conscientização do público presente que prestigiava o Campeonato de Surf, evento paralelo patrocinado por integrantes do Instituto iBiosfera, que revelou como campeão Flávio Capixaba, na categoria “Amador”.
Iniciativas como essa fazem parte dos projetos que o iBisosfera desenvolve com a participação dos voluntários para a preservação do nosso ecossistema.
Num momento em que o Orkut aparece na mídia por ações negativas de pessoas inescrupulosas que utilizam o meio para disseminar racismo, preconceito e pedofilia, cabe ressaltar também o lado positivo, quando o mesmo veículo é utilizado para difundir ações que resultam na união das pessoas para o bem comum.
Sobre o Instituto Ibiosfera
Foi criada em 18 de Setembro de 2005, e tem por objetivo conservar, preservar, manejar, pesquisar, valorizar e defender a biodiversidade brasileira, com ênfase nas espécies da Mata Atlântica. Para esse projeto, o Instituto iBiosfera contou com o apoio e patrocínio das empresas: ASA - Assessoria & Serviços Ambientais, Kanga Junguee marca de surfwear e Tury do Brasil.
Por Isabel Dauer, jornalista – voluntária do Instituto Ibiosfera