Colono extrai medicamentos de plantas e já vende para outros Estados
2006-05-11
À beira de uma praça, nas feiras e em qualquer outro lugar, de repente é possível dar de cara com uma verdadeira farmácia alternativa composta de lambedores, óleos e tinturas extraídos das plantas com a promessa de curar ou pelo menos aliviar os males do corpo.
Floresta Encantada Produtos Naturais foi o nome encontrado pelo colono Leandro José Mondim, 35, que em seu lote no Ramal da Gameleira dentro do Projeto de Assentamento São Gabriel, em Capixaba, produz lambedores, tônicos, tinturas e óleos variados.
Gaúcho de nascimento, chegou ao Acre há 11 anos, trabalhou no Banco do Brasil depois na Educação e foi nessa época que um amigo ensinou a fazer lambedores. Juntou cascas e outros ingredientes, preparou a fórmula e ofereceu para alguns amigos do trabalho. "As pessoas gostaram muito, encomendaram mais e a partir daí nunca mais parei de fabricar lambedores. Depois fiz cursos e pessoas me ensinaram a extrair alguns tipos de óleos e fazer tinturas. A primeira pessoa a vender meus produtos foi dona Lurdes da Doçura que funcionava na Galeria Meta", relata Mondim.
Logo em seguida conseguiu um lote do Incra e para lá mudou-se com a esposa e o filho recém-nascido. Passou a cultivar ervas e a extrair medicamentos das árvores e outras plantas existentes em sua própria colônia ou dos vizinhos, comprava as que não existiam por lá, mas produzia seus remédios naturais.
"Aqui a gente não receita nada. As pessoas, por tradição, sabem para que servem os óleos de copaíba e andiroba, os lambedores ou extrato de própolis, eu vendo para atender a necessidade deles. Fiz cursos de fitoterapia na Funtac e agora estou formalizando o negócio para que possa começar a vender produtos como este lambedor nas farmácias e supermercados."
Embora informal, além de distribuir seus produtos entre as comunidades alternativas do Acre, Amazonas e Rondônia, ele está recebendo encomendas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraíba.
Dores nas costas - Parado à beira da calçada ele atende mais um freguês que chega. É Francisco Aldemar da Silva, 49 anos, pai de cinco filhos, o cantor e artesão Frank Alves, que vem se queixando de dores nas costas. "Já fui a vários médicos e eles me receitaram uma série de medicamentos de farmácia que nada resolveram. Disseram que esse meu problema não tem jeito, então decidi buscar solução na medicina alternativa e estou aqui atrás do óleo de angico, que segundo o pessoal faz verdadeiros milagres tirando dores do corpo", afirmou.
Orientando-se pela farmacologia tradicional, Mondim lista as propriedades medicinais de alguns produtos que extrai e vende:
Extrato de própolis - Antídoto natural contra dor de garganta e para desinfetar ferimentos.
Óleo de Cravo da Índia - Combate as gripes, sinusites e unheiros
Sangue de grado (ou dragão) - Combate as úlceras, gastrites e ajuda na cura de vários tipos de câncer
Lambedor - Combate a tosse, bronquite, asma, gripes, catarro no peito, fraqueza etc.
Tônico fortificante de jatobá - Combate a anemia, o estresse, fraqueza, cansaço e aumenta o vigor sexual
Óleo de angico - Ajuda a curar feridas, queimaduras, hemorragias, câncer e dores na coluna
Óleo para massagem – Combate dores musculares, pancadas, dor ciática e da coluna
(Página 20-AC, 10/05/06)