O Impacto da nanotecnologia na sociedade
2006-05-10
O Centro para Nanotecnologia Responsável (CRN, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, reuniu 11 autores para discutir os impactos da nanotecnologia na sociedade. O resultado será publicado pela revista Nanotechnology Perceptions.
Os assuntos abordados vão de ética à economia, de comércio à criminologia e do passado ao futuro, procurando descrever as profundas transformações que a nanotecnologia tem promovido - e, principalmente, promoverá - nos mais variados aspectos da vida humana.
"À medida que o avanço tecnológico se acelera cada vez mais rapidamente, é extremamente importante promover o conhecimento e o debate tanto sobre as promessas quanto sobre os perigos desse avanço", disse um dos autores do especial, Ray Kurzweil, pioneiro dos sistemas de reconhecimento de voz e ganhador do Prêmio Lemelson, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em comunicado do CRN.
Os 11 autores são integrantes da Força Tarefa Global da CRN, formada em 2005 para estudar as implicações sociais da manufatura molecular, avançada forma da nanotecnologia que vem sendo pesquisada em laboratórios em todo o mundo.
O cientista e filósofo Nick Bostrom, diretor do Instituto para o Futuro da Humanidade da Universidade de Oxford, no Reino Unido, assina o artigo Nanoethics and technological revolutions: A précis. Outro autor, Robert Freitas Jr., do Instituto para Manufatura Molecular, dos Estados Unidos, descreve suas preocupações com o futuro da nanotecnologia em What price freedom?.
Em termos gerais, os dois, ao mesmo tempo em que lembram da importância da nanotecnologia e dos benefícios que pode gerar, não se esquecem de apontar os múltiplos impactos, inclusive negativos, que poderão ser vistos no futuro. "Eles estarão no campo cultural, nas estratégias geopolíticas, no balanço de forças no mundo", diz Bostrom.
Essa é a segunda série de artigos organizada pelo CNR, organização não-governamental sem fins lucrativos. Na primeira, divulgada há um ano, também foram feitos 11 textos que enfocaram aspectos sociais de nanotecnologia.
(Agência FAPESP, 08/05/06)