Ministério das Cidades lança rede nacional para aumentar qualidade do saneamento
2006-05-10
O ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, participou nesta terça-feira (9), na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, do lançamento da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA). A Rede vai qualificar o investimento público na área por meio de um programa de formação continuada dos profissionais do setor, a ser implementado por 14 universidades brasileiras, em parceria com operadores públicos de saneamento.
Com investimentos de R$ 6,3 milhões, do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro), Ministério das Cidades e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a ReCESA vai ajudar a elevar o índice de cobertura dos serviços de saneamento no país, que receberam investimentos federais de R$ 519,4 milhões entre 2002 e 2004.
Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004, em comparação com o mesmo levantamento de 2002, os investimentos permitiram que 2,76 milhões de domicílios fossem interligados à rede de coleta de esgotos e que 3,4 milhões de domicílios fossem conectados à rede pública de abastecimento de água.
Na cerimônia de lançamento da ReCESA, também será empossado o comitê gestor da rede, formado por representantes dos Ministérios das Cidades, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente, da Educação, da Integração Nacional, da Saúde, da Agência Nacional de Águas, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
(Ministério das Cidades, 09/05/06)