Ibama autoriza início da dragagem no Porto de Rio Grande
2006-05-10
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o início da dragagem de manutenção dos canais de acesso ao Porto do Rio Grande, de onde devem ser removidos 2,6 milhões de metros cúbicos de sedimento, garantindo a permanência do calado de 40 pés no Superporto e de 31 pés no Porto Novo.
A liberação dada pelo órgão ambiental corresponde ao trecho da bacia de evolução do Porto Novo (trecho seis), localizado em frente ao cais público.
A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) solicitou ao Ibama a dragagem de manutenção total do canal. No entanto, a autorização ocorrerá por trechos, ao todo seis, realizando-se a dragagem no sentido Lagoa dos Patos - Oceano Atlântico, obedecendo-se o sentido de maré mais presente nesta época do ano que é o de vazante.
Esse procedimento garante uma dragagem de manutenção com “qualidade ambiental”. No trecho autorizado, considerado um dos mais críticos, serão retirados do canal 486 mil metros cúbicos de sedimento, devendo levar 30 dias para ser realizado todo o trabalho.
De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, com a autorização do Ibama e da Secretaria Estadual dos Transportes, já foi feito contato com a empresa vencedora da licitação - Dragaport (RJ), para comparecer em Rio Grande para realizar a assinatura do contrato de R$ 17,5 milhões, a ser pago com recursos próprios da SUPRG. “Ainda esta semana estaremos assinando o contrato, após isso a empresa tem 15 dias para iniciar a dragagem. A previsão é que para dragar todo o canal de acesso ao Porto leve cerca de seis meses utilizando-se uma draga.”
(Diário Popular, 10/05/06)