Norte do Tocantins divulga resultados de Zoneamento Ecológico
2006-05-10
Começou segunda-feira (8), os trabalhos de divulgação dos resultados do Plano de ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico do Norte do Tocantins. A equipe é composta por técnicos da Seplan e do Naturatins e percorrerá os 37 municípios abrangidos no Plano, até o dia 2 de junho.
O Zoneamento Ecológico-Econômico foi elaborado em 37 municípios que compreendem a região do Bico do Papagaio, com o objetivo de motivar e capacitar gestores municipais e sociedade civil organizada sobre a utilização do acervo de informações geradas no âmbito do ZEE para a gestão territorial local.
Durante os 27 dias de visita aos municípios, serão entregues os produtos que compõem o trabalho realizado, dentre eles, o Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico que descreve as características e sugere diretrizes para o uso dos recursos naturais de forma sustentável, a Análise Ambiental e Socioeconômica; a Análise da aptidão agrícola das terras e Estudo da Fauna e Flora, bem como mapas contendo a base de dados geográficos da região obtidos através do ZEE.
"Estaremos mostrando como este conjunto de informações é importante para a elaboração de programas municipais, projetos privados, e será base de informação também para a educação", ressalta Eduardo Quirino, diretor de Zoneamento Ecológico-Econômico, da Seplan.
Além de integrar gestores municipais, técnicos e sociedade civil organizada, o ZEE pretende dar uma sugestão sobre gestão ambiental e a implementação do Plano de Zoneamento que possibilita avanços no desenvolvimento econômico, com conservação e proteção ambiental.
O Plano foi desenvolvido pela Seplan com recursos do PGAI - Programa de Gestão Ambiental Integrada, do SPRN - Subprograma de Política de Recursos Naturais, do Ministério do Meio Ambiente.
(O Progresso-MA, 09/05/06)