Campanha contra o Greenpeace em Santarém (PA) será expandida
2006-05-10
Cerca de três mil veículos trafegam pelas ruas de Santarém com o adesivo “Fora Greenpeace! Amazônia é dos Brasileiros”, indicando que a campanha iniciada por produtores rurais ganhou a adesão de empresários, advogados, profissionais liberais e pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade. Animados com o sucesso da campanha, os idealizadores pretendem expandir o uso dos adesivos para todas as cidades do oeste paraense, objetivando um questionamento sobre as reais intenções das Organizações Não Governamentais (Ongs) estrangeiras na Amazônia.
A expansão da campanha foi decidida depois que a Igreja Católica de Santarém divulgou um documento em que critica duramente o agronegócio e a produção mecanizada de grãos, culpando os produtores por crimes contra o meio ambiente e pelo surgimento de favelas na periferia de Santarém.
Os produtores avaliaram que o posicionamento se alinha com as idéias do Greenpeace, que estaria tentando barrar o processo de desenvolvimento iniciado com a produção mecanizada de grãos no oeste paraense. Agora, produtores ligados às cooperativas da região começaram a entrar em contato com lideranças de outras cidades para difundir o uso dos adesivos. Nos próximos dias, será lançada em Santarém uma outra ofensiva, com dezenas de outdoors que terão as mesmas palavras dos adesivos. O movimento também chamou a atenção da comunidade acadêmica. Nas universidades locais, estudantes e professores começaram a estudar e debater a atuação das organizações estrangeiras na Amazônia.
(Paraná Online, 09/05/06)