Camada de gelo chega a 12cm de espessura em Arroio do Tigre
2006-05-09
Um tapete branco cobria na manhã de ontem (08/05) a paisagem da localidade de Sítio Alto, no interior de Arroio do Tigre, depois da chuva de granizo que caiu sobre a cidade na noite anterior, por volta das 23h30min. O temporal não danificou residências, mas assustou os moradores e destruiu totalmente pomares, jardins, hortaliças e lavouras de milho e feijão safrinha, além de plantações de mandioca e batata-doce. "O barulho era muito forte, parecido com um avião que poderia explodir. Era de se apavorar", afirmou um comerciante da região.
No final da manhã, ainda era visível uma grande quantidade de granizo acumulada em alguns pontos do município. A professora Avenilda Müller Ritzel, de 43 anos, chegou a pegar uma régua para medir os 12 centímetros de espessura da camada de gelo em frente à Escola Jovino Ferreira Fiuza. "Parece um tapete branco. Foi uma loucura", disse. De acordo com a professora, durante cerca de 20 minutos houve a queda de apenas pedras de gelo e depois começou a chover. "Eu nunca tinha visto algo assim. Realmente não se brinca com a natureza", concluiu.
O comerciante Angelino Wendel Muniz, 30 anos, relatou que não houve maiores danos nas casas dos arredores. Porém, na plantação de mandioca só sobrou o talo. Logo nas primeiras horas da manhã, Muniz previa que até o meio-dia o gelo não iria derreter. "Foi tanto granizo que vai levar horas para desmanchar. Jamais pensamos em acordar e ver ainda tantas pedras", afirmou. Outros moradores contaram que em suas residências alguns objetos molharam devido ao excesso de granizo que, mais tarde, veio acompanhado de uma intensa chuva.
(CP, 09/05/06)