Premiê chinês promete ajudar os cerca de 300 milhões que ainda estão sem água potável no país
2006-05-08
O premiê chinês, Wen Jiabao, prometeu neste domingo (07/05) aumentar os esforços para resolver a falta de água, durante visita à região de Ningxia, que é uma das diversas áreas que estão enfrentando uma dura seca. Mais de 300 milhões de pessoas nas áreas rurais da China estão sem água potável e a poluição é tão grave que o governo estima que 40 por cento da água dos principais rios do país seja útil apenas para indústrias e para agricultura.
Wen Jiabao disse que o governo vai adotar medidas para garantir o fornecimento de água potável para pessoas, criações e irrigação, e que vai intensificar o apoio financeiro para aliviar os efeitos da seca. "Resolver o problema da água potável é o tema número um em regiões de seca como esta", disse em comentários transmitidos pela rádio e televisão estatais. "Estou pensando muito em vocês, o governo central está pensando em vocês... espero que a vida cotidiana melhore a cada dia."
A televisão mostrou imagens do presidente, que tenta cultivar uma liderança mais próxima do povo, conversando com moradores usando camisa com colarinho aberto, tirando água de um poço e olhando os campos empoeirados. Nove dos 14 rios em Ningxia secaram e o estoque de água está 35 por cento abaixo dos níveis médios, disse a rádio estatal. No norte, a província de Hebei vive a pior falta de água em 55 anos e meio milhão de pessoas estão sem água potável. Mais de uma década de crescimento econômico acima de 10 por cento aumentou muito a demanda de água na China, que tem apenas 7 por cento dos recursos mundiais, mas mais de 20 por cento da população do planeta.
(Reuters, 07/05/06)
http://www2.swissinfo.org/spt/swissinfo.html?siteSect=143&sid=6693308&cKey=1147017949000