Projeto ensina aproveitamento de resíduos da madeira
2006-05-08
A Associação Comunitária dos Trabalhadores na Agricultura do Igarapé do Anta (ACTAIA), o Instituto de Estudos Integrados Cidadão da Amazônia (INEA) e Associação dos Moveleiros de Santarém (Assomóveis) estão em fase de desenvolvimento do projeto “Transferência de Tecnologia para o Aproveitamento de Resíduos Florestais nas Comunidades Igarapé do Anta no Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Mojú I e II Br 163”.
As instituições esperam sensibilizar e capacitar as comunidades envolvidas em projetos de manejo florestal comunitário na inserção em marcenaria, possibilitando participação ativa no processo de discussão e construção de uma metodologia que envolve toda a cadeia produtiva. Visto que, na localidade e em função do projeto de manejo existente, há muita madeira para aproveitamento na fabricação de móveis e objetos para uso familiar e geração de renda. Espera-se ampliar as perspectivas socioeconômicas locais.
O trabalho será por meio de treinamentos que possibilitem a transferência de tecnologia para os assentados. Dessa forma, estimular o aperfeiçoamento dos métodos tradicionais e buscar qualidade e profissionalização. Neste sentido, a origem e qualidade dos produtos oriundos de propriedades com projetos de manejo são componentes importantes no mercado consumidor. Visto que hoje em dia é crescente o interesse de consumidores por produtos ecologicamente e socialmente justos. O primeiro curso aconteceu mo dia 21, na Comunidade Igarapé do Anta.
(O Liberal-PA, 05/05/06)