Obra do conduto pode passar pela Cristóvão
2006-05-08
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da Capital promoveu no sábado reunião com os moradores da rua Marquês do Pombal e arredores. O objetivo foi tratar da questão da poda das árvores que enfeitam a via há mais de 60 anos.
No encontro, o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, informou aos moradores que o DEP está finalizando um estudo para que as obras do Conduto Álvaro Chaves-Goethe não passem mais pela rua Marquês de Pombal e sim pela avenida Cristóvão Colombo, evitando a poda.
A obra foi suspensa em abril após reunião com a comunidade. Segundo Magalhães, na quarta-feira ocorrerá uma reunião em Brasília entre integrantes da prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a obra, para comunicar sobre a intenção de mudança na obra. De acordo com o diretor de Obras e Projetos do DEP, Sérgio Zimmermann, o estudo deverá ser finalizado até amanhã. "A opção mais viável é que a canalização passe pela Cristóvão Colombo e não mais pela Marquês do Pombal", afirmou.
O secretário Magalhães disse que a mobilização da comunidade foi importante para garantir o debate sobre a questão e que o governo acabou se sensibilizando com a demanda. Segundo ele, se houver algum tipo de impacto financeiro pela mudança de rota da obra, a prefeitura irá arcar com os custos.
Paulo Antônio da Rocha Vencato, do Movimento Pró-Tunel Verde, disse que a iniciativa da prefeitura de preservar as árvores demonstra consciência ecológica.
(CP, 08/05/06)