CNPq abre edital para estudos de uso racional de água
2006-05-08
As instituições de pesquisa no país terão incentivo de R$ 4 milhões para a realização de estudos sobre o uso racional da água no ambiente urbano. Por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência e Tecnologia abriu seleção pública de propostas que abordem o tema e envolvam as comunidades na busca de soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos. O prazo para o envio das propostas é até 9 de junho e a previsão é que os resultados sejam divulgados a partir de 24 de julho.
Os recursos para as pesquisas provêm dos Fundos Setoriais de Recursos Hídricos e do Agronegócio. A verba será repassada em dois anos, sendo a metade do valor prevista para 2006 e o restante, para 2007.
A apresentação das propostas pode ser feita por instituições de ensino superior públicas, confessionais e comunitárias ou instituições públicas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, associadas a organizações não-governamentais (ONGs), cooperativas e movimentos sociais em geral, ou a agentes do sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos e prefeituras.
Segundo o coordenador do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no Estado, Vanderlan Vasconselos, a participação de universidades, institutos de pesquisa e comunidade tem o objetivo de garantir maior eficiência aos recursos públicos. O edital completo pode ser consultado no site www.cnpq.br, no link Editais e Resultados.
(CP, 06/05/06)