Tremor de média intensidade volta a afetar norte chileno
2006-05-05
Um terremoto de média intensidade afetou novamente a região de Atacama, no norte do Chile, sem que se informasse de danos pessoais ou materiais, informou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi). Segundo o Serviço Sismológico da Universidade do Chile, o fenômeno telúrico foi sentido às 4h04 (5h04 de Brasília) e chegou a 4,9 graus na escala aberta de Richter.
O epicentro se situou 38 quilômetros ao oeste da cidade de Caldeira, no litoral, 800 quilômetros ao norte de Santiago, e atingiu uma profundidade de 29,7 quilômetros. Segundo o Onemi, ligado ao Ministério do Interior, o fenômeno teve uma intensidade de três a quatro graus na Escala de Mercalli (de 1 a 12).
No fim de semana passado, a região de Atacama se viu afetada por uma série de sismos de média e moderada intensidade e, apesar de não terem causado danos pessoais nem materiais, o Onemi iniciou um acompanhamento permanente da atividade sísmica da região, que foi reforçado com seis sismógrafos portáteis.
Segundo o relatório do Onemi, na cidade de Copiapó, no Pacífico e a 804 quilômetros de Santiago, o tremor de terra alcançou uma intensidade de quatro graus na escala de Mercalli e em Caldeira, também no litoral, a intensidade foi de três graus.
(EFE, 05/05/06)
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2006/05/05/ult1807u27943.jhtm