Declaração assinada em Puerto Iguazú diz que integração energética é "essencial" para América Latina
2006-05-05
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Bolívia, Evo Morales, da Argentina, Néstor Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, assinaram uma declaração conjunta em que afirmam que a integração energética é "elemento essencial da integração regional em benefício dos povos latino-americanos". Eles se reuniram nesta quinta-feira (04/05) em Puerto Iguazú, parte argentina da Tríplice Fronteira.
No documento, os presidentes se comprometem a preservar e garantir o abastecimento de gás natural, favorecendo o desenvolvimento sustentável e equilibrado entre países consumidores e países produtores. "É assim que se faz negociação", disse Lula, reiterando que tudo o que foi dito antes da reunião desta quinta não deve ser levado em conta. "Não queremos passar aos investidores estrangeiros a idéia de que somos um continente pobre, por isso temos passar a idéia de unidade."
Os presidentes destacam que a discussão sobre os preços do gás deve se dar "num marco racional e eqüitativo que viabilize os empreendimentos". Na declaração, concordam ainda sobre a necessidade de aprofundamento nos diálogos bilaterais para resolver questões pendentes. Expressaram também a vontade de trabalhar para o aprofundamento do Mercosul e para a consolidação da integração sul-americana. Nesse sentido, ratificam a decisão de avançar no projeto do gasoduto que vai cortar a América do Sul.
(Agência Brasil, 04/05/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24526