Projeto estimula na escola a preservação no interior de Santa Cruz do Sul
2006-05-05
As escolas do ensino fundamental das redes pública e privada de Vera Cruz que se inscreveram na segunda edição do projeto Meio Ambiente KBH&C receberam, até a semana passada, a visita da coordenação para a entrega de materiais, como cartilhas, cartazes e camisetas. O programa é promovido pela KBH&C Tabacos, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
A divulgação do projeto nas escolas se iniciou no dia 10 de abril. Para motivar e mobilizar alunos e professores, a coordenação da ação e integrantes do Grupo de Voluntariado Empresarial promoveram uma palestra sobre a importância da preservação e sobre como acontecerá a participação da escola e dos estudantes. Na ocasião, foram distribuídas três cartilhas específicas – para estudantes de 1ª e 2ª séries, outra para os de 3ª e 4ª, e uma terceira para os de 5ª a 8ª série –, além de camisetas e cartazes personalizados alusivos ao tema. De acordo com a coordenação, a alegria das crianças ao receber os materiais foi a marca registrada dessas visitas de divulgação, demonstrando uma grande valorização por parte dos alunos e professores.
Os materiais, produzidos a partir de uma pesquisa, utilizando como base a realidade local e regional do público-alvo, têm chamado a atenção dos participantes. “Além das camisetas, as cartilhas encantam os olhos principalmente dos mais pequenos, que ao receber, querem ler a história, fazer as atividades, tudo ao mesmo tempo. É tanta euforia que temos até dificuldade para organizá-los para uma foto que registra a visita. O zelo que eles dedicam ao material é evidente. Cuidam, querem guardar, tal qual proprietários de uma jóia preciosa”, destacam os coordenadores.
Social
O projeto Meio Ambiente KBH&C faz parte do Programa Ação Social, que reúne as iniciativas na área de Responsabilidade Social e tem como objetivo promover ações que conscientizem a comunidade vera-cruzense sobre a importância da preservação ambiental. Ao todo, são 3,3 mil estudantes envolvidos, de 28 escolas. Até o final do ano letivo, os participantes devem estar envolvidos com atividades teóricas e práticas relacionadas ao tema, que serão apresentadas à comunidade local e regional durante a feira ambiental, prevista para o mês de novembro.
(Gazeta do Sul, 05/05/06)