Conversões a GNV são retomadas
2006-05-05
As oficinas de instalação de kits de Gás Natural Veicular (GNV) voltaram a receber clientes, após um início de semana quase sem movimento devido ao anúncio da nacionalização da exploração do gás e do petróleo na Bolívia. Na terça, 70% das instalações agendadas foram adiadas ou canceladas.
Mas na quarta e ontem, os adiamentos foram reduzidos a 30%, segundo o presidente da Associação dos Instaladores de Equipamentos de Gás Natural (Ascongás-RS), Denis Fraga. De acordo com ele, a garantia de abastecimento dada pelos governos brasileiro e boliviano, aliada à manutenção dos preços pela Petrobras, deram segurança aos clientes.
"Nosso setor é muito sensível a qualquer alteração no mercado", explica Fraga. Conforme a Ascongás/RS, há 49 empresas instaladoras de kits para a utilização de GNV no Estado e, pelos dados do Detran/RS, são 26,8 mil os veículos que utilizam o combustível vindo da Bolívia. Já a rede de abastecimento é formada por mais de 30 postos nas regiões Metropolitana, Serra, Litoral, Vale do Sinos e Vale do Taquari.
(Panorama Econômico/CP, 05/05/06)