Cai nível da barragem de Erechim
2006-05-05
Em pleno outono, o nível da barragem da Corsan, localizada a 7 quilômetros do Centro da cidade de Erechim, na região do Alto Uruguai, está caindo. Conforme medição efetuada nessa quinta-feira, o reservatório já está 34 centímetros abaixo do vertedouro. O abastecimento da barragem está sendo feito pelos rios Ligeirinho e Leãozinho, como sempre ocorre, mas o rio do Campo, uma espécie de reserva, também foi acionado.
Neste ano o nível já esteve mais baixo, mas foi em fevereiro, um mês de intenso calor e com elevado consumo. No período de outono, a população o erechinense consome 19 milhões de litros de água por dia em suas 32 mil economias.
O gerente da Corsan de Erechim, Flávio Perin, afirma que há outro fator, além da consciência, que está fazendo o erechinense racionalizar o consumo de água. A empresa instalou nos últimos meses mais 4 mil medidores cobrindo 95% da rede de abastecimento da cidade com hidrômetros. Antes essa cobertura chegava a 75%. Nos pontos de consumo que não tinham medidores não havia controle e o desperdício era uma constante.
A situação atual é muito diferente da enfrentada no ano passado, quando os moradores da área urbana de Erechim foram obrigados e enfrentar 30 dias de racionamento de água por causa da pior estiagem das últimas décadas no município. Entretanto, o surgimento de uma pequena "ilha" no meio do lago e a mostra de troncos de árvores que normalmente não são visíveis onde os rios que abastecem a barragem se encontram, constituem em sinais de alerta.
(CP, 05/05/06)