Mudam as regras para devolução de garrafas e latas de bebidas na Alemanha
2006-05-04
Entraram em vigor nesta segunda-feira (1º/05) as novas regras para a devolução de embalagens de bebidas na Alemanha. As latinhas e as garrafas plásticas retornáveis podem agora ser devolvidas em todos os estabelecimentos que comercializam produtos com tais embalagens – e não mais apenas nos locais em que elas foram adquiridas. A regra não vale para supermercados pequenos, com menos de 200 metros quadrados de área.
Na Alemanha, o consumidor paga depósito pela embalagem de diversas bebidas, entre elas cervejas e refrigerantes. No caso de latinhas, por exemplo, o cliente deixa no mercado 25 centavos de euro por unidade comprada. Ele recebe esse valor de volta ao devolver a embalagem. A nova lei amplia as opções de locais para fazer essa devolução.
A lei também amplia o leque de produtos para cujas embalagens o depósito deve ser cobrado, incluindo, por exemplo, água aromatizada, bebidas ice e energéticos. Nesses casos, o valor a ser cobrado é de 25 centavos. Ficam de fora, ao menos por enquanto, vinhos, leite e sucos.
Segundo organizações ambientalistas, não foram registrados problemas para a devolução de embalagens de bebidas em nenhuma das grandes redes de supermercados nem em lojas de conveniência ou quiosques na terça-feira (02/05), primeiro dia útil após a entrada em vigor das novas regras.
(Deutsche Welle, 03/05/06)
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1991055,00.html