Temperatura baixa vai permanecer no Estado
2006-05-03
O Rio Grande do Sul registrou ontem o dia mais frio do ano, com mínima de 2,4ºC em Bom Jesus. A máxima no RS ocorreu em Torres, com 20,6ºC. Na Capital, a temperatura mínima foi de 12,6ºC e a máxima, de 16ºC, segundo o meteorologista Gil Russo, do 8º Distrito de Meteorologia. "O vento soprou do Leste com velocidade média entre 40km/h e 50km/h", acrescentou.
Para hoje, Russo prevê temperaturas entre 4ºC e 20ºC no Estado. "No Litoral Norte, na região Metropolitana, no Vale do Sinos e na Serra o tempo estará nublado, com presença de chuvisqueiro", projetou. Para amanhã, há tendência de formação de geada na Serra, no Planalto e na Metade Sul.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração reiterou o alerta à população para as condições de ventos fortes na costa gaúcha. Ontem, houve ressaca em trechos do Litoral Norte, no eixo Torres-Dunas Altas. O fenômeno foi mais intenso em Tramandaí, Imbé e Xangri-Lá, mas não houve estragos.
O responsável pela Estação Hidrometeorológica de Imbé, Jorge Xavier, mantém monitoramento ininterrupto das oscilações climáticas, principalmente devido às previsões de que, em alto-mar, as ondas podem atingir 4 metros de altura. Segundo ele, é desaconselhável o tráfego de pequenas e médias embarcações na orla.
Em Tramandaí, a água do mar só não avançou na calçada devido às muretas de contenção, disse a encarregada de turno da plataforma de pesca, Cátia Silveira. As tropas do 5º Distrito Naval e das unidades do Comando Regional de Bombeiros das praias estão de prontidão em caso de necessidade.
(CP, 03/05/06)