Audiência debaterá substituição e armazenamento dos geradores de vapor de Angra I
2006-05-03
Vereadores e lideranças comunitárias de Angra, Paraty e Rio Claro participarão de uma reunião pública no próximo dia 4 de maio, no Teatro Municipal de Angra dos Reis, sobre a substituição e armazenamento dos geradores de vapor de Angra I. A Eletronucelar estima um investimento de R$ 140 milhões para realizar o projeto. De acordo com a empresa, a troca desses equipamentos pode estender a vida útil da usina por mais 20 anos e aumentar a potência em 40 MW.
Além disso, haverá uma redução de 70% nos custos de manutenção. O número de dias de parada para restabelecimento de combustível também diminuirá, passando de aproximadamente 30 dias para 20. A Eletronuclear divulgou que os geradores serão fornecidos pela Framatome e Nuclep e que a empresa responsável pela substituição dos equipamentos ainda será escolhida por processo licitatório.
A Eletronuclear explicou que os geradores substituídos serão armazenados em um depósito inicial a ser construído em uma área denominda Ponta Fina, a cerca de 800 metros a leste de Angra I, dentro do sítio da central. Os aparelhos permanecerão no local até serem removidos para um depósito final definido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Segundo a empresa, a radiação emitida pelos geradores armazenados não afetará a população que mora próximo, nem os trabalhadores da usina e o meio ambiente, pois ela estará abaixo dos limites estabelecidos pela Cnen.
(Canal Energia, 02/05/06)