Plano Nacional de Recursos Hídricos será apresentado em 27 encontros públicos a partir deste mês
2006-05-03
A partir do dia 15 de maio o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) vai ser apresentado à sociedade. Para isso, 27 encontros públicos foram marcados nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Neles, o Ministério do Meio Ambiente afirma que mostrará para a sociedade os resultados das sugestões dadas pela própria população, na elaboração do PNRH.
"Estamos devolvendo para a comunidade muito do que ela contribuiu no processo de elaboração no ano passado, para que ela possa cobrar a efetivação do projeto", afirmou hoje (02) o secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra.
Entre as sugestões incorporadas, o secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, destaca a presença de um programa na área de educação ambiental, de comunicação e mobilização social. "Essas sugestões da sociedade foram acatadas por nós e estão dentro do Plano", diz Senra.
Segundo ele, o PNRH será apresentado em todo o país, mas, cada região terá a especificidade de sua bacia hidrográfica em foco. "Foram feitas discussões em cada região hidrográfica com a característica específica e, por isso, vamos destacar do PNRH algo que dê acesso à região para que as pessoas possam saber como podem ajudar a colocar o plano em prática."
Para ele, mais importante que a elaboração do plano será a implementação dele, que "só funcionará com a participação de todos".
Segundo o secretário, os locais dos encontros serão divulgados no site do Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a concluir estratégias para a gestão de águas até 2020, prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
(Agência Brasil, 02/05/06)