Relatório confirma participação humana no aquecimento global
2006-05-03
Uma diferença nas leituras de temperatura que vinha levantando questões sobre o aquecimento global foi resolvida, informa um comitê de cientistas. "A discrepância significativa não mais existe, porque erros nos dados de satélite e radiossondas foram identificados e corrigidos", informam pesquisadores no primeiro dos 21 relatórios previstos pelo Programa de Ciência em Mudança Climática dos EUA.
As descobertas mostram clara evidência de influência humana sobre o clima, por conta de mudanças nos gases do efeito estufa, aerossóis e ozônio da estratosfera. Tem havido uma preocupação cada vez maior com a mudança climática causada por atividade humana, em particular a liberação de gases como o dióxido de carbono na atmosfera. Mas, enquanto as leituras de temperatura feitas no solo revelavam o aumento, leituras da atmosfera, feitas por satélites e radiossondas - instrumentos carregados por balões meteorológicos - mostravam pouco ou nenhum aquecimento.
Ainda há algumas questões sobre o aquecimento global nos trópicos, mas a questão geral foi resolvida, disse Thomas R. Karl, diretor do Centro Nacional de Dados Climáticos. Entre as descobertas que constam do relatório, há:
Desde 1950, todos os dados mostram que a superfície da Terra, bem como a baixa e média estratosfera esfriaram. Essas mudanças haviam sido previstas em modelos de computador criados para simular o aquecimento global. Leituras de radiossonda da porção da atmosfera mais próxima do solo mostram um aquecimento do ar mais rápido que o da superfície, outro dado esperado. Os padrões de mudança observados nos últimos 50 anos não podem ser explicados apenas por causas naturais.
(AP, 02/05/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24475