Centenas de golfinhos mortos chegam às praias de Zanzibar
2006-05-02
Pelo menos 400 golfinhos mortos foram encontrados na costa norte de Zanzibar, alarmando moradores, pescadores e operadores de turismo. Não está claro o que causou a morte dos animais, cujas carcaças se espalham por um trecho de 4 km em Nungwi, um popular destino turístico do arquipélago, disse Narriman Jidaw, biólogo marinho do Instituto de Ciência Marítima de Zanzibar.
Os golfinhos, que vivem em águas profundas ao largo da costa, estavam com o estômago vazio, o que significa que podem ter ficado desorientados e estavam nadando há algum tempo, para tentar reencontrar o rumo. Eles não morreram de fome e nem foram envenenados, segundo as autoridades. Moradores, turistas e pescadores descobriram as carcaças e alertaram as autoridades. Mussa Aboud Jumbe, diretor de pesca de Zanzibar, fez um alerta pelo rádio contra o consumo da carne dos animais mortos.
A mortandade é um golpe para a indústria turística de Zanzibar, que recebe milhares de visitantes que viajam para a ilha na costa da Tanzania para observar golfinhos ou nadar ao lado dos mamíferos marinhos, declara Abdulsamad Melhi, proprietário dos Bangalôs Sunset. O turismo com golfinhos substituiu a caça aos animais, que eram usados como isca para tubarão.
(AP, 28/04/06)
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/abr/28/128.htm?RSS