Prefeito de Londres recomenda não dar descarga no banheiro para economizar água
2006-05-02
O prefeito de Londres, Ken Livingstone, encontrou uma fórmula muito simples para economizar água no atual período de falta de chuvas: não dar descarga no vaso sanitário. Durante os últimos 15 meses, nem o prefeito nem os outros membros de sua família têm dado descarga quando vão ao banheiro só para urinar, disse ele nesta terça-feira (02/05) ao jornal "The Independent".
O político trabalhista está tão convencido de que faz a coisa certa que não hesita em recomendar a todos os britânicos que sigam seu exemplo para evitar o desperdício de água. Segundo as pesquisas, a mudança climática é uma das maiores preocupações dos londrinos, ao lado da criminalidade e do custo de vida. No entanto, Londres esbanja diariamente milhões de litros de água potável para lavar carros, regar gramados e eliminar urina.
"Modificações no projeto dos edifícios poderiam ajudar muito. Mas mudar os costumes diários seria ainda mais eficiente", disse o prefeito. "Se usarmos menos o carro e mais a bicicleta, dermos menos descargas no banheiro e verificarmos se usamos lâmpadas econômicas, todos sairemos ganhando", acrescentou o prefeito, afirmando que os londrinos gastam 30% a mais de água que os franceses e os alemães. Livingstone utiliza painéis de energia solar na sua casa. Ele também já determinou que outros sejam instalados na Prefeitura.
(EFE, 02/05/06)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60082.shtml