FIEMA Brasil inicia nesta semana em Bento Gonçalves
2006-05-02
A 2ª edição da Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil) inicia nesta 4ª feira (03/05), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, com 200 expositores da área de tecnologias e serviços para redução do impacto ambiental. O evento, promovido pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), espera atrair um público de 16 mil visitantes e gerar R$ 10 milhões em negócios.
Em sua 1ª edição, em 2004, o evento reuniu fabricantes de máquinas, equipamentos, acessórios, produtos e tecnologias utilizados para fins ecológicos, além de instituições de pesquisa, fomento e desenvolvimento de projetos na área. O contato com 11 mil visitantes garantiu negócios na ordem de R$ 5 milhões. “Com o sucesso alcançado, é natural que haja um incremento nas comercializações desta edição”, explica o Presidente do evento, César Rubechini.
Projeto “Viva A Natureza” educa crianças
Além da geração de negócios para a indústria, a Fiema Brasil promove iniciativas de caráter social, como o projeto “Viva A Natureza”, destinado a crianças de 4 a 11 anos de idade, de escolas do ensino fundamental no Estado. “O projeto foi criado para dar ao evento maior alcance social, ensinando as crianças a respeitarem a natureza e contribuindo para que, no futuro, elas tenham uma relação construtiva com o meio ambiente”, explica Rubechini.
O projeto conta com um espaço próprio na feira, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à questão ambiental, como exposições, contos, laboratórios de análise microscopia, vídeos e oficinas com materiais reciclados. A iniciativa também inclui o lançamento de um livro temático, especialmente dirigido ao público infantil, com tiragem de 30 mil exemplares. Uma das atrações de maior destaque é o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC-RS (Promusit), que, numa área de 1500 m², oferece ao público exposições interativas, oficinas pedagógicas, palestras e shows que ensinam noções de Física, Biologia e Ecologia. Todas atividades são orientadas por pedagogos e professores.
O “Viva a Natureza” é uma iniciativa da Fiema Brasil 2006 e do Colégio Marista Aparecida Bento Gonçalves. Conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Workshop debate Sistemas de Gestão Ambiental
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) são objeto de debate no workshop promovido pela Fiema Brasil 2006, divulgando práticas acertadas de gestão ambiental na indústria, na agricultura e no setor público. Além de palestras e apresentação de cases, o evento provoca o diálogo entre a iniciativa privada e os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização, fomento, educação e pesquisa no setor. Nesta edição, são enfocados o consumo consciente, a preservação de recursos hídricos e a sustentabilidade do agronegócio para micro e pequenas propriedades rurais. A programação prevê ainda a realização do Encontro de Comandantes de Policia Ambiental do Brasil, que irá definir estratégias e políticas de segurança na área.
O I Workshop de Sistemas de Gestão Ambiental tem a coordenação do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RS) e da Diretoria de Eventos da Fiema Brasil 2006. A programação completa pode ser encontrada no site www.fiema.com.br.
Informações da Dinâmica Comunicação