Governo canadense diz que não tem interesse no Protocolo de Kyoto
2006-05-02
O novo Governo conservador do Canadá confirmou nesta segunda-feira (01/05) que perdeu o interesse no Protocolo de Kyoto e que busca uma alternativa local para o tratado estabelecido para reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. "A diferença entre o acordo de Kyoto e a nossa solução é que os liberais estavam preparados para gastar bilhões de dólares no exterior. Nossa solução, elaborada no Canadá, se nega a fazer isso", disse a ministra do Meio Ambiente, Rona Ambrose.
Ambrose fazia menção aos Governos do Partido Liberal, que dirigiu o país entre 1993 e janeiro de 2006 e que negociaram e aprovaram a incorporação do Canadá ao Protocolo de Kyoto. "Investiremos em soluções canadenses, em comunidades canadenses, em tecnologias canadenses. Em nossos planos o Canadá está primeiro lugar", disse Ambrose. Os Estados Unidos se negaram a participar do Protocolo de Kyoto, acordo que o Governo do ex-presidente Bill Clinton ajudou a negociar.
Desde a chegada de George W. Bush à Casa Branca, os EUA se negaram a envolver o país na redução de emissões de dióxido de carbono - que provocam o chamado "efeito estufa" - por afirmarem que estas medidas prejudicariam a economia do país. No dia 25 de abril, Ambrose disse que o Canadá apoiava o grupo de seis países (Austrália, China, Coréia do Sul, EUA, Índia e Japão) que formaram a Aliança Ásia-Pacífico para o Desenvolvimento Limpo e o Clima, e que defende objetivos voluntários de redução. A União Européia diz que a criação desta aliança é uma tentativa dos EUA de derrubar o Protocolo de Kyoto.
(EFE, 01/05/06)
http://www.ambientebrasil.com.br/rss/ler.php?id=24453