Terceira unidade da usina Barra Grande entra em operação comercial
2006-05-02
A terceira unidade de 232,75 megawatts (MW) da usina hidrelétrica Barra Grande começou a operar comercialmente nesta segunda-feira (1º de maio). Localizada entre os municípios de Anita Garibaldi, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul, o empreendimento passa a operar na capacidade total de 698,25 MW. As outras duas unidades, cada uma com 232,75 MW, iniciaram as atividades em novembro do ano passado e em fevereiro deste ano.
Segundo o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Brack, a obra gerou 2,8 mil empregos diretos na construção da usina. Na operação, 60 vagas permanentes foram criadas. “O investimento total da empresa Energética Barra Grande S/A (Baesa) superou os US$ 500 milhões, concluindo uma das maiores usinas do Estado”, afirma.
Brack explica que a entrada em operação da terceira turbina de Barra Grande irá reforçar o sistema elétrico gaúcho, já que a metade da sua geração é computada ao Estado. A totalidade da produção de energia, porém, ocorrerá em períodos de grande pluviosidade. “Isso porque a capacidade do reservatório é limitada, operando no sistema fio d’água”, esclarece.
Na última sexta-feira (28), encerrou o período seco na Região Sul. Com isso, a importação de energia, hoje em 54%, deve cair gradativamente. O secretário lembra que, nesta mesma época, no ano passado, o Estado importava 71% da energia consumida pelos gaúchos.
(Informações da Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do RS, 30/04/06)