Passo Fundo inicia obras para receber BSBios
2006-05-02
Com a liberação da Fepam, a Prefeitura de Passo Fundo já começou as obras de terraplenagem e infra-estrutura na nova área do Distrito Industrial da Invernadinha, na Vila Petrópolis. No local, será instalada a empresa BSBios, que produzirá biodiesel a partir de grãos. O prefeito Airton Dipp explicou que o Executivo municipal cedeu a área de 30 hectares e irá colaborar com a infra-estrutura para a construção da usina, a maior da América Latina.
O empresário Antônio Roso, um dos diretores do empreendimento, afirmou que, após o término da primeira fase das obras, a construtora dará início à infra-estrutura para a obra civil. Ele acredita que essa segunda fase deve começar em maio e que até junho ou julho já estejam instalados os equipamentos. "Em março de 2007, queremos estar produzindo nessa área."
Roso disse que nos primeiros 90 a 120 dias devem ser produzidos de 100 mil a 150 mil litros diários de biodiesel. Após esse período, a indústria entrará em pleno funcionamento, com produção de 300 mil litros/dia, que vão abastecer os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A instalação da BSBios representa investimento de R$ 37 milhões e vai gerar 110 empregos diretos. Roso salientou que os empregos indiretos serão criados através da agregação de valores no produto do agricultor. Segundo ele, toda a região será beneficiada, tanto na produção da soja como de outras culturas que poderão ser usadas para a fabricação do biodiesel, entre elas a mamona e a canola.
(CP, 30/04/06)