Monumentos do Rio Grande do Sul começam a ser limpos
2006-05-02
A partir de terça-feira começará a limpeza dos monumentos no Estado. O primeiro será a Coluna Israelita, na avenida Osvaldo Aranha, na Capital. A faxina começará a partir das 9h, sendo que o trabalho prosseguirá no dia seguinte. O projeto voluntário será realizado em parceria entre uma empresa multinacional alemã que atua na fabricação de lavadoras de alta pressão e em sistemas de limpeza, a prefeitura municipal, uma loja e um ateliê local. O projeto terá duração de dois anos, podendo ser estendido, depois, a outros estados.
Na lista dos monumentos a serem limpos estão o dedicado a José Marcelino de Figueiredo, a Coluna Israelita, o Monumento do Grêmio, a Praça Otávio Rocha, a Coluna Jônica, a Estátua Barão do Rio Branco, a Carta Testamento de Getúlio Vargas, Carlos Nobre, Apolinário Porto Alegre, Brigadeiro Antônio de Sampaio e Giuseppe Garibaldi e Anita, entre outros.
Serão incorporadas quatro peças cujas restaurações terão patrocínio da Caixa Federal de Pelotas, cidade natal de Antônio Caringi, autor das obras Laçador (entrada de Porto Alegre), Monumento a Bento Gonçalves (Parque da Redenção), Monumento ao Expedicionário (Parque da Redenção) e Monumento ao Imigrante (em Caxias do Sul). A ação do SOS Monumento consiste na adoção e higienização, em 2006, de dez monumentos, um serviço de caráter filantrópico.
(CP, 30/04/06)