Dez estados norte-americanos acusam governo federal por não regular emissões de CO2
emissões de co2
2006-04-28
Dez estados, duas cidades e três grupos de defesa do meio ambiente entraram nesta quinta-feira (27/04) com uma nova acção judicial contra o governo federal dos Estados Unidos, o qual acusam de não regular o dióxido de carbono (CO2) como um gás provocador do efeito estufa. Os documentos apresentados na Corte de Apelações de Washington ressaltam que corresponde à Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA, sigla em inglês), em virtude da "Lei de Ar Limpo", regular o CO2, principal responsável pelo aquecimento global, emitido em grandes quantidades pelas centrais de energia elétrica.
Estes estados, entre eles Califórnia, Massachusetts e Nova York, esperam que o governo imponha novos controles de contaminação às centrais elétricas de construção mais recente "Corresponde à EPA regular imediatamente as emissões de carbono das centrais elétricas, a fim de nos ajudar a controlar o aquecimento global", declarou um porta-voz de Eliot Spitzer, secretário de Justiça de Nova Iorque, que coordena os demandantes.
Em julho de 2005, três juízes da Corte de Apelações de Washington decidiram a favor de uma decisão da EPA de não regular as emissões de CO2 de automóveis e caminhões no âmbito da "Lei de Ar Limpo". A EPA afirma que não há informação científica suficiente que justifique tal medida. Os Estados Unidos, responsáveis por 25% das emissões de gases de efeito estufa com menos de 5% da população mundial, não ratificaram o Protocolo de Kyoto, cujas diretrizes seu governo considerou prejudiciais e custosas para a economia americana, comprometendo-se a reduzir as emissões em 18% em 2012.
(Angola Press, 28/04/06)
http://www.angolapress-angop.ao/noticia.asp?ID=436269