Entidades discutem fomento florestal
2006-04-27
O fomento florestal é uma importante alternativa para o desenvolvimento das atividades ligadas ao setor de florestas plantadas, além de constituir-se em prática sustentável, contribuindo, por diversas formas, para a preservação dos recursos ambientais, para inserção social de populações rurais e dinamização de economias regionais.
A SIF – Sociedade de Investigações Florestais e a UFV – Universidade Federal de Viçosa promovem na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no período de 21 a 23 de junho de 2006,o Fórum Nacional sobre Fomento Florestal.
Serão discutidos temas como,o Futuro da Produção Florestal (Pós-Fomento) no Brasil ; O fomento florestal como gerador do trabalho/emprego e renda no campo; A importância do fomento no fortalecimento da cadeia do agronegócio florestal; O Extensionismo Florestal conduzido pelas empresas privadas; O fomento florestal na inserção de valores culturais e no fortalecimento das tradições regionais: o exemplo de Salesópolis; Parceria Empresa e Órgão Público no fomento florestal: sinergia de sucesso em Minas Gerais ; A importância da pequena propriedade rural na produção florestal via regime de uso múltiplo; A saga dos financiamentos de projetos florestais; Alternativas financeiras para investimentos em projetos florestais em nível de propriedade rural ; dentre outros.
O coordenador do evento professor Sebastião Renato Valverde da Universidade Federal de Viçosa, considera que o Fomento Florestal está revolucionando socialmente o campo, com o resgate da dignidade humana pela geração de emprego e trabalho para aqueles que ficaram marginalizadas ao longo dos últimos 25 anos, em razão do pífio crescimento econômico e do declínio da agricultura. Salienta também que será por meio do potencial do fomento florestal em promover o desenvolvimento local e regional que se chegará a tão esperada inclusão social no campo. (SIF, 26/4)