Candelária começa a elaboração de seu plano diretor
2006-04-26
A elaboração do plano diretor de Candelária terá o primeiro debate com a participação da comunidade na quinta-feira da próxima semana. A audiência pública acontecerá na Câmara de Vereadores, com início às 20h. A conferência está prevista na lei federal que institui o Estatuto da Cidade. A discussão com os moradores definirá o planejamento urbano municipal, as áreas de preservação ambiental, zonas comerciais e de expansão urbana, obras prioritárias e demais necessidades locais.
Os representantes dos diversos setores do município que integram a comissão formada especialmente para desenvolver o plano diretor realizou uma reunião de trabalho ontem para planejar a audiência. O grupo é formado por integrantes das secretarias municipais de Planejamento, Agricultura, Assistência Social, Emater, advogados, engenheiros, além de diversas outras classes. A presidente da comissão, Lorena Rodrigues Gazalle, explica que o primeiro encontro público discutirá o tema A cidade que temos.
A audiência terá a apresentação de um histórico do município, no qual são traçadas as dificuldades e problemas estruturais. Ainda haverá uma explanação sobre o que é o plano diretor, os benefícios e a sua funcionalidade. A comunidade poderá apresentar sugestões sobre as principais questões, como infra-estrutura urbana e ocupação. Os participantes serão divididos em quatro grupos, com pelo menos dois orientadores em cada.
O próximo passo, conforme Lorena, será a elaboração de um diagnóstico com os dados levantados, que serão apresentados à comunidade em nova audiência, que vai abordar A cidade que temos. A presidente da comissão explica que a população poderá trazer as suas idéias de como resolver os problemas e manter o que existe de bom no município.
A última etapa de debates com a população irá abordar A cidade que podemos fazer. A expectativa é que essa fase aconteça no final de junho ou início de julho. Lorena explica que a elaboração do texto do plano diretor levará em consideração as propostas das audiências. Também são fundamentais as orientações do curso sobre o assunto desenvolvido pela Unisc. A presidente da comissão afirma que, apesar de a cidade ainda não possuir cadastramento urbano, com previsão de ser obtida uma foto aérea nos próximos dias, o projeto não deverá ser apenas superficial, atingindo as principais áreas de estruturação.
O projeto do plano diretor será encaminhado ao final para apreciação da Câmara de Vereadores. O prazo para a elaboração, conforme estabelecido em lei, encerra-se em outubro deste ano.
(Gazeta do Sul, 26/04/06)