Embrapa lança sistema para integrar lavoura e pecuária em áreas degradadas
2006-04-26
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança hoje (26), dia em que comemora 33 anos, um sistema para integrar a lavoura e a pecuária em áreas degradadas. A tecnologia permitirá o aproveitamento do mesmo solo usado para a lavoura na pecuária, levando qualidade nutricional para o pasto do gado em período de seca.
Pelos cálculos da Embrapa, o Brasil tem hoje cerca de 40 milhões de hectares de pastagens que, quando não estão totalmente degradadas, apresentam baixa produtividade. "O novo sistema (que integra a lavoura e a pecuária) possibilita a utilização do solo cerca 360 dias por ano", afirma o presidente da Embrapa, Silvio Crestana.
Com a tecnologia de recuperação, será possível evitar, por exemplo, o deslocamento para áreas que devem ser preservadas. Assim, além de aumento da produtividade, o sistema pode garantir a preservação do meio ambiente. O Conselho Monetário Nacional deverá destinar recursos para repasse de financiamento aos produtores que desejarem adotar o sistema.
Nesta quarta-feira, a Embrapa também anuncia a instalação de um escritório na África para transferir tecnologia ao continente e a criação de um centro nacional para cuidar da Agroenergia. "A agricultura deixa de ser produtora apenas de alimento, para ser também produtora de energia. Se abriu muito o leque da Embrapa", destaca Silvio Crestana.
A Embrapa ainda promove até o próximo dia 30 a 5ª Exposição de Tecnologia Agropecuária, na qual apresenta produtos e tecnologias desenvolvidos pelas suas unidades em todo o Brasil.
(Radiobras, 25/04/06)