Nova fábrica da Aracruz envolverá 40 municípios
2006-04-26
A Aracruz Celulose, que pela nona vez integra o grupo das vencedoras do Prêmio Exportação da ADVB/RS, graças aos US$ 1,547 bilhão faturados com as vendas externas, ampliará sua base florestal no Rio Grande do Sul para 40 municípios com a implantação da nova fábrica de celulose, que será anunciada ainda neste semestre. Um dos municípios que terão vantagens com o projeto é Cachoeira do Sul, já que o porto local será utilizado no transporte da madeira via rio Jacuí.
Segundo o gerente industrial da unidade de Guaíba - onde também ficará a nova planta -, Paulo Silveira, o projeto está dentro do padrão mundial do setor: 1,2 bilhão de dólares em investimentos para produzir 1 milhão de toneladas de celulose anuais. O projeto exigirá 100 mil hectares plantados, além dos 50 mil ha que a empresa já ocupa.
Hoje, a Aracruz tem plantações em 25 municípios. A previsão é que as obras comecem entre 2009 e 2010, para que a fábrica opere em 2012, quando os eucaliptos atingirão a maturidade. O projeto vem sendo discutido com entidades ambientais.
(Panorama Econômico/CP, 26/04/06)