Vendaval destelha parte de escola em Getúlio Vargas
2006-04-26
Os ventos que atingiram a cidade de Getúlio Vargas às 16h, ontem, destelharam parte da cobertura da Escola Estadual Antônio Scussel, o maior estabelecimento de ensino do município, no centro da cidade. No momento do vendaval, os alunos estavam em sala de aula. Calhas e telhas de amianto foram arrancadas e espalhadas pelo pátio da escola, na praça da Matriz e ruas próximas. Apesar do susto ninguém ficou ferido. As aulas do período da noite foram suspensas.
Autoridades municipais informaram que também foi atingido pelos fortes ventos o berçário industrial localizado na rua Alexandre Bramatti, no bairro São Pelegrino. No local funcionam seis pequenas indústrias. A prefeitura organizou equipes para distribuir lonas e ajudar na recolocação de telhados e foi iniciado um levantamento da situação nos bairros e nas localidades do interior. Somente hoje o município terá um levantamento dos prejuízos. Em Erechim o vendaval causou estragos na cobertura de um prédio, próximo ao bairro São Cristóvão.
Carazinho foi atingida pelos fortes ventos, por volta das 15h, e registrou diversos transtornos na cidade. O maior número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foi com relação à queda de galhos e árvores, tanto nas vias públicas como em jardins de moradias. O tenente Ênio Vargas informou que cerca de 15 residências foram destelhadas pelo vendaval num espaço de cinco minutos.
Autoridades imaginam que o vento deve ter atingido pelo menos 60km/h. Equipes da Centrais Elétricas de Carazinho tiveram muito trabalho devido à queda de postes, galhos e árvores sobre os fios da rede de alta-tensão. Um dos diretores da empresa, Giovani dos Santos, disse que pelo menos um bairro ficou totalmente sem luz por mais de duas horas.
Já um temporal de dois minutos, com rajadas de vento que chegaram a 80km/h, e uma forte chuva, deixaram parte da cidade de Passo Fundo sem luz. Em poucos minutos, a temperatura baixou 8 graus.
(CP, 26/04/06)