Três maiores mercados de madeira nativa estão no Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace
2006-04-25
A inclusão de Recife e Olinda no programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace, representa uma conquista para a organização não-governamental no Brasil. O projeto agora está em atividade nos três maiores mercados consumidores de madeira nativa do país: Sul, Sudeste e Nordeste.
Ao todo, 32 municípios já assinaram com o Greenpeace o compromisso de não comprar madeira nativa de origem ilegal nas licitações públicas. A coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia, Adriana Imparato, explica que as prefeituras parceiras se comprometem a exigir documentação de origem na compra direta dos produtos florestais destinados a obras públicas.
"As prefeituras de Recife e Olinda também editaram decreto instituindo grupos de trabalho que irão elaborar procedimentos para compra responsável de madeira. Foi criado um sistema de fiscalização da autenticidade dos documentos referentes às aquisições dos produtos", conta Adriana Imparato.
De acordo com ela, caso os órgãos locais encontrem autorizações de transporte de produtos florestais falsificadas, a carga de madeira será apreendida e o depósito autuado com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
"Nossa intenção não é trabalhar de forma repressiva, mas preventiva. Os representantes de depósitos de madeira serão convidados por técnicos das prefeituras a participar de uma qualificação para serem esclarecidos sobre o processo de compra e venda", revela a coordenadora do programa.
O termo de adesão ao projeto do Greenpeace foi assinado hoje (24) pelo secretário de Planejamento da prefeitura do Recife, Marcelo Olímpio, a prefeita de Olinda, Luciana Santos, e o presidente da Câmara Municipal de Recife, Josenildo Sinésio da Silva. A solenidade ocorreu a bordo do navio Arctic Sunrise, da entidade ambientalista.
O navio do Greenpeace está em expedição pelo litoral brasileiro há 27 dias fazendo campanha global pelo consumo responsável dos produtos florestais. A embarcação, que traz também uma exposição com 72 fotos da região amazônica, já visitou, neste mês de abril, Porto Alegre, Santos, Salvador e Recife. A última parada será em Fortaleza, no final desta semana.
(Radiobras, 24/04/06)