Barco-escola vai ampliar atividades de educação ambiental
2006-04-24
Representantes da Secretaria Estadual dos Transportes, da Superintendência dos Portos e Hidrovias (SPH), da CaixaRS Fomento Econômico e Social e do Instituto Martim Pescador assinaram termo de cooperação, em Porto Alegre, para execução do Projeto Escola SPH, que beneficiará 11 mil crianças este ano.
A cerimônia, na sede da CaixaRS, reuniu a secretária dos Transportes, Gertrudes Pelissaro dos Santos; o superintendente de Portos e Hidrovias, Roberto Hallal; o presidente da CaixaRS, Dagoberto Lima Godoy; a diretora de Administração da CaixaRS, Denise Ries Russo; e o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique da Costa Prieto, entre outras autoridades.
Desenvolvido pela SPH, o projeto é um programa de Educação socioeconômico e ambiental voltado a desenvolver, com alunos da rede pública, a conscientização sobre as atividades portuárias, o transporte hidroviário e suas relações com o meio ambiente. A aula diferente ocorre durante navegação a bordo de um barco-escola. Orçado em R$ 80 mil, o projeto terá contribuição de R$ 26 mil da CaixaRS. Em 2005, a CaixaRS apoiou o projeto, na fase piloto, quando foram atendidas cerca de 1,5 mil crianças em 15 dias de atividades no barco Martim Pescador.
O projeto será desenvolvido, durante todo o ano letivo, uma semana por mês, com quatro saídas por dia. As atividades de 2006 tiveram início no final de março, durante a Semana Mundial da Água. As próximas navegações ocorrerão entre 29 de maio e 9 de junho. O barco parte da primeira doca do Cais Mauá rumo ao Cais Navegantes, passa pela Ilha do Pavão, contorna a Ilha do Chico Inglês, passa pelo Arroio Maria Conga (entre as ilhas da Pólvora e Flores) e ingressa no Rio Jacuí. Segue até a Usina do Gasômetro rumo ao local de partida, costeando a extensão de cais, totalizando 1h30min de viagem. Escolas públicas interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (51) 3288-9208, a partir de 11 de maio.
(CP, 22/04/06)