Zona Leste de Bagé já recebe água de antiga pedreira
2006-04-24
Teve início na tarde de ontem o processo de captação de água de uma antiga pedreira de calcário, localizada em área particular na zona Leste da cidade, que será usado pelo Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) para o abastecimento de cerca de 20 mil moradores daquela região.
A operação está em fase de estabilização das pressões na rede de distribuição. A CEEE instalou um gerador na área da pedreira, que garante energia para o bombeamento da água e iluminação do local.
Para o tratamento, o departamento adquiriu um clorador. O cloro que fará o processo de desinfecção da água está sendo injetado na rede por meio de um dosador. Os demais parâmetros de potabilidade estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde. A equipe técnica do Daeb garante a qualidade da água.
O líquido está menos turvo do que o das barragens, apresentando, inclusive, a quantidade ideal de flúor, segundo informou a superintendente operacional do órgão, Nívea Schiavon. Essa água vai complementar o sistema de abastecimento da população, sob esquema de racionamento desde o dia 1º de dezembro do ano passado, atualmente pelo período de 12 horas diárias para cada um dos dois setores em que foi divida a cidade.
Neste final de semana a Barragem da Sanga Rasa, que está com 13 metros abaixo do nível normal, deverá ser desativada, permanecendo apenas a Barragem do Piray, que está com 5 metros aquém da cota, e o ataque emergencial que está localizado no leito do arroio Piray. Esse dois reservatórios são responsáveis pelo abastecimento do restante da cidade.
(CP, 21/04/06)