Esgoto se infiltrava em pátios na rua Elisa Tramontina
2006-04-20
Na semana passada, uma equipe da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos de Carlos Barbosa trocou 15 tubos de esgoto pluvial e cloacal na rua Elisa Tramontina, em frente às residências 585 e 603, no trecho entre a Rui Ramos e a Presidente Getúlio Vargas.
A tubulação estava com defeito e a cloaca se infiltrava e corria a céu aberto em duas residências que ficam mais de três metros abaixo do nível da rua.
O problema infernizava a vida dos moradores há mais de dois anos, e foi se agravando com o passar do tempo, inclusive colocando em risco o muro de contenção que separa as casas da rua.
Luiz Sartori, o Nego, chefe da equipe que realizou o serviço, disse que "não havia arremate entre os tubos, por isso vazava. Trocamos 15 tubos e fizemos o rejunte entre eles".
A princípio o problema foi sanado, mas poderá ser aberto mais um trecho, informa Sartori: "Aqui na casa de cima [585] já não corre mais água, naquela debaixo [603] vamos observar e, se for preciso, vamos abrir mais um trecho para ver onde está o problema".
Na tarde de terça-feira (11/04), enquanto os servidores municipais concluíam o reparo naquele trecho, a água permanecia escorrendo em frente da casa de Bruno Chies, 61 anos, que reside na casa 603. Para ele, o pior é agüentar o cheiro ruim do esgoto, que também representa risco para a saúde.
"Tem dias que não dá para agüentar o fedor. Hoje eu coloquei Qboa para a gente poder respirar. Poderiam ter arrumado antes, mas sempre diziam que é uma obra muito cara", lamentou Bruno.
O morador acredita que será preciso abrir mais alguns metros. "Pelo que se observa, o esgoto não escorre mais no pátio do vizinho, mas aqui é mais para baixo e pode ser que não adiante muito".
Como a água continua a escorrer pelo pátio, suspeitou-se de que seria um problema na rede de água, mas o gerente da Corsan, Romeu Felipe Lilge, informou que foi averiguado e não se constatou vazamento na rade de água. (Jornal Contexto, 14/04/06)