Porto de Rio Grande inaugura unidade fitossanitária
2006-04-20
O superintendente do Porto do Rio Grande, Vidal Áureo Mendonça, entregou ontem a chave das instalações da Unidade Fitossanitária ao chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Rio Grande, Glênio Morais Altembernd.
A unidade, destinada ao Ministério da Agricultura, será utilizada para a realização de inspeções de caminhões com mercadorias de origem vegetal que operam no porto rio-grandino. Durante a entrega da chave também estiveram presentes o diretor Administrativo do Porto do Rio Grande, Sinésio Cerqueira Neto, e o fiscal da obra e assessor Técnico do Porto, Raymundo Saraiva.
As obras para a construção da unidade, que iniciaram em 2 de janeiro deste ano, foram concluídas nesta semana. Os investimentos na estrutura foram possíveis através de um convênio firmado com a Agenda Portos, onde o governo federal disponibilizou cerca de R$ 100 mil, contando com uma contrapartida de R$ 15 mil do governo do estado.
A unidade, que está localizada nas antigas instalações do Centro Rodoviário de Rio Grande, na BR-392, próximo ao Superporto, conta com uma plataforma de inspeção com cobertura de 185 metros quadrados em pré-moldados de concreto, com capacidade de atender até cinco caminhões ao mesmo tempo. O chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Rio Grande, Glênio Morais Altembernd, informou que hoje será realizada um reunião com os fiscais federais agropecuários e que na próxima segunda-feira a unidade entrará em funcionamento.
(Diário Popular, 20/04/06)